Como lidar com pessoas controladoras

10/01/2013 11:49



Quanto mais você se deixar atingir pelo comportamento controlador, mais depressivo e irritado você ficará.

Indivíduos que gostam de controlar tudo ao redor, inclusive outras pessoas, tendem a comportamentos desrespeitosos e antipáticos. Normalmente, a pessoa controladora possui problemas profundos de narcisismo e insegurança . Elas costumam ser egoístas e imaturas. 

Confira algumas dicas de como lidar com alguém controlador:

***Analise seu comportamento
Se você sente que essa pessoa tenta controlar e criticar constantemente seu comportamento, avalie como você contribui para que ela tenha essa liberdade. Talvez tenha dado margem para o controlador, não consegue se impor diante desse comportamento e prefere baixar a cabeça. Seja qual for a razão, busque alternativas que mudem o padrão de atitudes do controlador em relação a você e retire a liberdade e controle das mãos dessa pessoa. 
. 

*** Cuidado com suas palavras
Para algumas pessoas, conhecimento é poder. Não conte ao controlador sobre seus planos e desejos. Se o que você quer não se alinhar com os planos dessa pessoa, ela fará de tudo para que seus objetivos não se concretizem. 

***Fique Calmo
Comporte-se de forma consistente, calma e paciente com eles. Ficar com raiva simplesmente não funciona. Se é uma relação pessoal e está se tornando abusiva, saia e dê um tempo na relação de vocês. Diga a ele que você precisa de uma pausa para seguir em frente na sua vida. Entenda que pessoas controladoras não melhoram até procurar uma terapia de longo prazo. Se for alguém de quem você não pode se afastar, apenas tente ficar fora de seu caminho. A pior coisa que você pode fazer é contrariá-los ou expô-los, porque você só irá perder seu tempo. Eles não vão e não conseguem mudar sem ajuda profissional. Invente boas desculpas para não estar por perto o tempo todo.

*** Não Discuta
Se uma pessoa controladora toma uma decisão é inútil discutir com ela sobre isso ou tentar apresentar uma melhor solução. Pessoas que precisam estar no controle não possuem habilidades de enfrentamento. Eles acreditam que ninguém pode fazer um trabalho ou tomar uma decisão tão boa quanto elas. Elas literalmente acreditam que sua opinião ou sugestão é irrelevante, pois a opinião deles (para eles) já é a melhor possível.

Entrar em um projeto com um “maníaco por controle” é uma enorme frustração. Eles vão rejeitar a maioria ou todas as suas ideias. Não é pessoal, não é que suas ideias são ruins, mas simplesmente eles não a consideram. Entenda que a sua voz não será ouvida. O único jeito de manter a paz é concordar com eles até que você possa sair deste projeto e se afastar desta situação.

*** Perceba que sua vida é importante.
Há sempre outras pessoas para se ter relacionamentos saudáveis. Se a situação é intolerável, não se torture e encontre uma saída. Ninguém deve ter o poder de “controlar” a sua vida. É a sua vida. Apesar de que um casal sempre deve trabalhar juntos para atingirem seus objetivos e melhorar, as decisões devem sempre ser tomadas em conjunto e não unilateralmente. Se a pessoa controladora for seu marido ou esposa converse com ele sobre procurar ajuda profissional, mas lembre que por ser controladora ela vai querer controlar também esta decisão.

***Escolha perdoar.
Maníacos por controle estão cheios de medos e inseguranças que nunca os deixam satisfeitos ou felizes. Eles exigem a perfeição de si mesmos e todos nós sabemos que a perfeição não é fácil de alcançar se não impossível. Se não procurarem ajuda eles nunca irão encontrar a paz em suas vidas.

***Mantenha sua Autoestima
Começar a construir a sua própria autoestima. Se você convive com um maníaco por controle, eles podem tentar convencê-lo de que você é inútil e que você é inferior a eles. Não acredite neles por um minuto. Pessoas controladoras gostam de fazer as pessoas se sentirem inseguras sobre si mesmos. Não caia nos seus truques. Comece a distanciar-se lentamente.

*** Mostre que Eles não Estão no Controle
Faça exigências em relação a eles. Peça-lhes para enviar-lhe algo ou fazer algumas coisas para você. Estipule prazos em que eles tem que fazer algo por você. Ao pedir algo deles, você vai estar indicando que você não está intimidada ou diminuída por seus padrões de comportamento. Se ela estiver dominando as conversas, calmamente diga: “Eu aprecio os seus comentários, mas eu gostaria de expressar minhas opiniões também.” A pessoa pode não ter consciência de que está monopolizando a discussão, e de bom grado mudar.

***Lembre-se de que Eles tem um problema
Tenha em mente que maníacos do controle não está tentando machucá-lo, eles estão tentando se proteger. Lembre-se de que seu comportamento em relação a você não é pessoal, a compulsão estava lá antes de você conhecê-lo, e ele vai ser sempre assim, a menos que procure ajuda profissional. Entenda que eles são manipuladores hábeis, astutos e intimidantes, debatedores ensaiados e excelentes em distorcer a realidade e fazer com que pessoas acreditem nas suas versões dos fatos para conseguir aliados.

Para não sentir degradado, humilhado e ter o sua autoestima agredida, você precisa evitar ser controlado por qualquer pessoa com este comportamento. Quando você está preso em um relacionamento verdadeiramente destrutivo e controlador, a melhor resposta e verificar de vale a pena,é importante procurar ajuda profissional. Você tem que entender que estas pessoas estão com raiva e com medo de deixar você ir. Por isso, vão tentar persuadi-lo novamente para tentar se sentir no controle. Lembre que sem ajuda profissional é pouco provável que haja qualquer mudança.

Tipos de controladores:

Paranoico
Os paranóicos causam muita frustração.Por exemplo:podem exigir que toda família deixe de comer determinado alimento, por acreditar que faz mal a saúde, não importa se a família concorda ou não com a idéia, ele simplesmente exige que seja feito do seu jeito.
Caso as pessoas nao aceitem suas ordens ,acha que está sendo tratado de forma injusta e ameaçadora e que estão tramando algo para machucá-lo ou destrui-lo.


Obsessivo compulsivo
Se preocupa em controlar o que as pessoas pensam e dizem, até nos seus relacionamentos mais íntimos. Tem a tendência a em criar regras. O sistema de valores não tem desvios. O que é certo é certo; o que é errado é errado e os dois nunca se misturam. Quando encontra pessoas com valores diferentes dos seus acaba sendo intolerante.

Tem dificuldade em delegar tarefas porque eles não farão “da forma como deve ser feito”. Essas características tornam o controlador muito rígido , aspecto fundamental desse tipo de controlador. É comum também ter a mania de guardar e apego ao dinheiro. Alguns são tiranos e tratam seus subordinados como escravos. 

Ciumento

São inseguros e sempre acham que saem perdendo ao se comparar com as outras pessoas com quem seus parceiros se relacionam. Não acreditam que seus parceiros as amam e que são fiéis.Possuem baixa autoestima ou, simplificando, complexo de inferioridade.

Lidando com os controladores
Recebemos o comportamento que toleramos. Pense como você aceitou o controle na sua vida? Você permitiu o comportamento e isso fez com que ficasse mais forte. 

O segundo princípio da interação humana diz que nós precisamos mudar primeiro para que os outros mudem.

O terceiro princípio pergunta: o que devemos mudar? A resposta é: o excesso de passividade. E como devemos fazer isso? Sendo determinado, ou seja, defendendo nossos direitos . 

Existem pessoas que tem dificuldades em em lidar com a culpa e o medo de rejeição, se esse é o seu caso terá dificuldades em lidar com os controladores .

Especificamente para lidar com obsessivos compulsivos

Não deixe muito tempo passar antes de protestar ou então eles vão se acostumar a lhe dar ordens. Converse, se não adiantar, faça coisas como: se ele se atrasa, deixo-o esperando da próxima vez. Se ele o tratar mal em uma festa, vá embora e deixe-o sozinho. Você vai ter que se impor, para romper com os velhos hábitos dos controladores, mas se a sua escolha for aceitar o controle e querer conviver, então tem de pagar o preço.

Lembre-se quando nos deparamos com pessoas que além de controladoras são cruéis e que vão nos prejudicar se não fizermos o que desejam, a melhor coisas é desistir do relacionamento.